top of page

///oficinas

CORPOMÁQUINA
tecnologia das raízes

#virtual percurso instalativo sonoro: novas epistemologias de escuta

o processo de sonificação das artes torna-se ainda mais evidente com o surgimento de formas artísticas totalmente baseadas na exploração sonora (música exploratória/som exploratório) a partir da década de 1970. A transformação de dados para o audível já vem sendo utilizada por diferentes grupos de pesquisa no mundo - registrando por meio de vivências e oficinas de formação, pesquisas acadêmicas, metodologias de pedagogias radicais em arte sonora. Com isto, a proposta formativa visa implantar uma formação criativa de conhecimentos sobre exposições instalações/imersivas experiências que tratem da diversidade dos conhecimentos realizando processos de integração de linguagens entre som, performance, imagem e suas materialidades perceptivas; fortalecendo percursos formativos.

sexta, sábado, domingo e segunda

das 19h às 22h

encontro online

Eric Barbosa é compositor, educador e artista multimídia. Sua produção artística percorre linguagens como: música, performance, dança, teatro, arte sonora, audiovisual, artes visuais e novas tecnologias. Desenvolve e trabalha em projetos que utilizam o som e suas materialidades de composição musical como elementos de criação e fruição, entre eles: ADSR, Sampleología, Artesanía Sonora, Gambiarra Tecnológica, Sampleologia,  Larten - Laboratório de Arte Espectro Neural, Circuito Latinoamericano de Performance, Arte de Imagen e Percurso Instalativo Sonoro - importantes plataformas de criação, pensamento e de pesquisas que circularam em cidades brasileiras e outros países. 
Possui 20 álbuns digitais/físicos editados e lançados; como uma constante produção de trilhas sonoras para espetáculos de dança, performance, audiovisual, videoarte e instalações. Em seu percurso criativo já desenvolveu trabalhos artísticos, com: Roland Bücher (Suiça), Kiko Dinuci (BRA) , Paal Nilssen-Love (Noruega), Máximo Endrek (Argentina), Uirá dos Reis (BRA), Fernando Catatau (BRA), Wellington Gadelha (BRA), Marina Mapurunga (BRA), Arto Lindsay (EUA), EdBrass Brasil  (BRA), Bella (BRA) e Vivi Rocha (BRA) entre outrxs.  
Realizou processos pedagógicos e coordenação de programas em espaços e instituições, como: Paço das Artes (SP); Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (SP); SESC Consolação (SP); Rede Cuca (CE); CITINOVA - Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CE);  Casa da Cultura Digital (CE);  Escola Pública de Cultura e Arte Digital (CE) e Centro Cultural Bom Jardim (CE).  Atualmente desenvolve projetos na Abrigo Plataforma - plataforma de criação e residências artísticas de arte, ciência e direitos humanos - criando projetos em arte sonora, meio ambiente, tecnologia, arte-educação e novas possibilidades inclusivas em áreas de  vínculos comunitários.

a oficina acontecerá através da plataforma Google Meets (o link de acesso será encaminhado pelo e-mail inserido neste formulário. Todas as ações são realizadas com recursos do ProAC Editais Expresso nº 04/2022 por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e do Governo do Estado de São Paulo.

como soube das oficinas?

obrigado por se inscrever! Você vai receber um e-mail de confirmação da sua inscrição, verifique sua caixa de entrada =)

bottom of page