TÍTULO
tags
artista
O SILVA
Um dos mais importantes artistas primitivistas, José Antônio da Silva foi descoberto em 1946, por meio de suas pinturas singelas em uma exposição na antiga Casa de Cultura da cidade, causando uma reviravolta na sociedade artística rio-pretense da época. Sua fama alcançou museus renomados como o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Pinacoteca Estadual e Museu de Arte Sacra de São Paulo, ganhando também uma Sala Especial na 33ª Bienal de Veneza.
Em 1966, Silva, inaugurou o primeiro Museu de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto, com obras de seu acervo pessoal e de outros artistas, adquiridas através de permutas. O museu foi mantido com muito esforço pelo mesmo até 1979, quando se aposentou e deixou aos cuidados de Romildo Sant’Anna, curador do Museu Virtual Silva sem Fronteiras.
MUSEU VIRTUAL
O Museu Virtual Silva Sem Fronteiras foi idealizado com o intuito de ampliar e democratizar o acesso das obras de um dos maiores artistas primitivistas do Brasil, como também desenvolver um espaço de compartilhamento em um ambiente imersivo. Com uma interface gamificada, o usuário pode se locomover por salas de exposição com áudios guias narrados pelo curador, visualizar obras e esculturas em alta resolução, como também assistir vídeos e acessar materiais externos.
A partir do processo de digitalizações das obras do artista e catalogação de materiais históricos, o Museu Virtual se torna uma ferramenta de acesso remoto e virtual ao acervo completo do Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva de São José do Rio Preto.
Para além da plataforma gamificada, todo o material do Museu também está disponível aqui, na página da Robo.Art.
O Museu Virtual Silva sem Fronteiras é idealizado e produzido pelo agrupamento Robo.Art, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva e realizado através do Programa de Ação Cultural PROAC Editais 2021.