top of page

VENTOS

máquina performativa, arte generativa, dados

Vinicius Dall'Acqua

As 12 obras que compõe a exposição são fruto de uma pesquisa contínua do artista, que explora as intersecções de linguagens artísticas a partir de sistemas e máquinas-performativas.

Para esse trabalho, o artista desenvolveu um sistema autônomo e cinético de desenho para produzir obras de arte que expressem a conexão imaginária entre duas regiões geograficamente opostas no planeta Terra: São José do Rio Preto (Latitude: 20º 48' 40" S, Longitude: 49º 22' 33'' W) e uma região remota no Mar das Filipinas (Latitude: 20º 48' 39.6" N, Longitude: 130º 37' 26.4" E); separados por aproximadamente 20.000 km de distância. Esse dispositivo de desenho foi alimentado por dados meteorológicos, direção e intensidade dos ventos de ambas regiões, traduzindo-os em rotações, força e variáveis de movimentos para que as obras fossem criadas.

O trabalho apresenta, de maneira singular, o diálogo entre a relação do humano com a natureza, a tecnologia e a automatização da vida em obras de interpretações subjetivas e abstratas.

ventos 1_site.png
bottom of page